Notícias

DIVULGAÇÃO:Cuidado com a mente

30 de maio de 2018

Revista PUCRS Saúde nº 28 - FEV/2018 - pág. 7

Ambulatório de Psicoterapia atende colaboradores e alunos da Universidade

O período que passamos na universidade pode ser um dos mais divertidos da nossa vida, porém a transição da juventude para a vida adulta também pode causar frustrações, ansiedade e, em alguns casos, até depressão. São muitas expectativas criadas, plano feitos e refeitos e nem sempre completados.

Buscando uma maior aproximação e acolhimento dos alunos, desde 2008, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) conta com o Ambulatório de Psicoterapia Analítica (AMPA) para auxiliar os acadêmicos que passam por tribulações. Sob a coordenação da psiquiatra e psicanalista Nina Rosa Furtado, o AMPA tem a finalidade de unir a assistência com o ensino e a pesquisa.

Com consultas semanais, o acompanhamento inicia no momento em que o aluno busca auxílio diretamente no Ambulatório ou através do Centro de Atenção Psicossocial (CAP) da PUCRS, que realiza o encaminhamento. O primeiro atendimento é realizado nas terças-feiras pela manhã em uma sala espelhada, com a presença de professores e residentes de Psiquiatria do HSL, e tem duração aproximada de 30 minutos. Após a primeira avaliação, os pacientes podem receber uma indicação de tratamento psicoterápico e/ou psiquiátrico, conforme o caso de cada um.

O AMPA tem duas grandes finalidades: oferecer assistência psicoterápica e psiquiátrica aos alunos da PUCRS e ser suporte da prática do ensino da psicoterapia. “Nós vimos que estávamos com uma grande demanda no ambulatório, mas não recebíamos a nossa comunidade universitária” justifica Nina. Prestes a completar 10 anos de existência, o serviço já prestou atendimento a mais de 500 alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS. Atualmente, recebe de 2 a 3 novos pacientes semanalmente.

Segundo a coordenadora do projeto, as principais causas que levam os alunos a buscarem ajuda clínica são sintomas depressivos e ansiosos, dificuldades acadêmicas e nos relacionamentos. Além disso, a mudança de cidade, para vir estudar em Porto Alegre, a competitividade do mercado de trabalho e as privações e desafios em busca do modelo ideal de vida também podem causar sofrimento psíquico aos alunos.

O serviço

O Ambulatório de Psicoterapia de Orientação Analítica (AMPA) tem seu funcionamento no Ambulatório de Psiquiatria no 3º andar do Hospital São Lucas. O agendamento deve ser feito pelo telefone (51) 3320-3367.

Equipe:

Coordenador: Dra. Nina Furtado

Preceptores: Dra. Andreía Sandri     

Dra. Camila Reinert

Dr. Rafael Mondrzak

REVISTA PUCRS SAÚDE Nº 28 – FEVEREIRO DE 2018

ANTERIORPRÓXIMA TODAS

CENESPI

Sobre o CENESPI

O CENESPI é um Centro de Estudos de Psiquiatria, federada da Associação Brasileira de Psiquiatria, com a qual organiza cursos, palestras, simpósios workshops e grupos de estudos.

O CENESPI visa promover ensino, estimular a pesquisa entre os estudantes pós-graduandos e pós-graduados em psiquiatria, o intercâmbio científico, que dê suporte às atividades de ensino e pesquisa, e o aprimoramento constante dos conteúdos teóricos e da prática clínica diária da psiquiatria.

Aos associados do CENESPI é garantido o desconto na inscrição em nosso evento anual – A Jornada dos Temas de Psiquiatria -, além de poder participar de atividades, como a Jornada dos Residentes da PUCRS, a Reunião Científica e Temática às quartas-feiras, o Clube de Revista de Psiquiatria e o CENESPI.


SAIBA MAIS