Prêmio Bruno Russomano

Bruno Russomano

Sobre Bruno Russomano de Mendonça Lima

Nasceu em Pelotas, RS, Brasil, no dia 16 de março de 1951, tendo falecido, de leucemia linfocítica, no dia 14 de março de 1993, em Chicago, USA, literalmente às vésperas de completar 42 anos;

Cursou Medicina na Faculdade de Medicina da UFRGS, em  Porto Alegre, tendo se formado em 1974;

Logo após a sua Formatura, mudou-se para os Estados Unidos, onde fez dois anos de Residência Médica em Nova Iorque, que seria concluída na  Johns Hopkins University, de Baltimore, Maryland,  simultaneamente ao Mestrado em Saúde Pública da School of Hygiene and Public Health desta universidade.

Bruno Lima Award for Excellence in Disaster Psychiatry

Esse prêmio foi criado em 1994/5 pela Associação Psiquiátrica Norte-Americana (APA) como estímulo para psiquiatras interessados na área de desastre e como homenagem a Bruno, pelo seu trabalho nessa área, como professor de psiquiatria na Johns Hopkins e junto a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A História do Prêmio

Sem qualquer relação com o prêmio americano, por outro lado, o Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada – CENESPI, criou, em 1996, por outras razões, outra premiação, O Prêmio Bruno Russomano de Mendonça Lima, como um impulsionador da psiquiatria moderna, que integra com a biologia os conhecimentos originados da psicodinâmica, sociologia, epidemiologia e da saúde pública. Desde então, o prêmio instituído pelo Cenespi, em homenagem ao psiquiatra brasileiro, será concedido a cada dois anos em anos ímpares.

 

3ª Edição - 2005

  • Comissão julgadora:Prof. Dr. David E. Zimerman
    Dr. Maurício Lima
    Dr. Diogo Rizzato Lara
  • Vencedor:Dr. Marcelo Schmitz
    “Fumo na Gestação e Déficit de Atenção/Hiperatividade”

2ª Edição - 1999

  • Comissão julgadora:Prof. Cláudio Laks Eizirik (UFRGS)
    Mário Pereira (Unicamp)
    Patrícia Picon (PUCRS)
  • Vencedor:Dr. Alfredo Cataldo Neto
    “Estudantes de Medicina: Perfil, Atitudes e Tendências Empáticas”
  • Menção Honrosa:Prof. Paulo Roberto Zimmermann
    “Avaliação da Qualidade de Vida de Pacientes Submetidos a Tratamentos Substitutivos da Função Renal Original”

1ª Edição - 1996

  • Comissão julgadora:Dr. Valentim Gentil Filho (Universidade de SP)
    Dr. Flávio Pechansky (UFRGS)
    Dr. Paulo Roberto Zimmermman (PUCRS)
  • Vencedor:Dra. Lúcia Helena De Freitas Ceitlin
    “Avaliação das Funções da Memória em Pacientes com Depressão Maior, Demência por Outras Etiologias e Indivíduos Normais: Elaboração de Instrumento e Análise do Tipo Magnitude do Desempenho”
  • Menção Honrosa:Ana Luíza Camozatto
    Márcia Chaves
    Paulo Silva Belmonte de Abreu
CENESPI

Sobre o CENESPI

O CENESPI é um Centro de Estudos de Psiquiatria, federada da Associação Brasileira de Psiquiatria, com a qual organiza cursos, palestras, simpósios workshops e grupos de estudos.

O CENESPI visa promover ensino, estimular a pesquisa entre os estudantes pós-graduandos e pós-graduados em psiquiatria, o intercâmbio científico, que dê suporte às atividades de ensino e pesquisa, e o aprimoramento constante dos conteúdos teóricos e da prática clínica diária da psiquiatria.

Aos associados do CENESPI é garantido o desconto na inscrição em nosso evento anual – A Jornada dos Temas de Psiquiatria -, além de poder participar de atividades, como a Jornada dos Residentes da PUCRS, a Reunião Científica e Temática às quartas-feiras, o Clube de Revista de Psiquiatria e o CENESPI.


SAIBA MAIS